27) Turning Point nos Scripts da Vida

 


O turning point ou ponto de virada é aquela parte dos roteiros (e da vida) na qual não podemos mais voltar ao modo de vida anterior. 

 

Pode ter sido um evento que se abateu sobre o protagonista, sem que ele tenha qualquer participação anterior nos eventos que o encontraram, mas deste ponto em diante, tem! 

 

Ou é a consequência dos seus atos, e até a escolha de ir para Toscana deixando um marido infiel nas suas mesmices, para tentar refazer sua vida.

 

Daquele ponto em diante, o protagonista vai se transformar graças a luta, em vão, de tentar voltar ao estado anterior. O que na verdade o levará à outra forma de estar no mundo.

 

A um novo estado de ser, porque tudo o que ele não sabia sobre si mesmo será forçado a ajudá-lo! 

 

Aí chega o segundo turning point. Nesta virada, ele/a já conseguiu vislumbrar o que ganhou por conta da perda, mas terá que fazer uma escolha.

 

Por exemplo, um pintor fica daltônico depois de um acidente, como conta Oliver Sacks em seu livro “Um antropólogo em Marte”. Este é o 1o ponto de virada do pintor. 

 

Até ele descobrir uma nova forma de pintar com tonalidades de preto e branco (2º turning poitnt), houve luta, desespero, perda da fé e vontade de se matar.

 

Mas o êxtase do descobrimento de uma nova fase como artista, o fez ver o que aconteceu sob outra perspectiva.

 

Ele agora vai decidir se bancará a nova vida que conquistou, depois de tanto esforço, ou se continuará se lamentando.

Telma e Louise decidiram nunca mais voltar para uma vida na qual não podiam ser elas mesmas e nem contar com os homens. Mesmo que seguir para o novo destino as levassem para o abismo.

 

O 1º  turning point que enfrentamos, portanto, é o nascimento. Daí vem as viradas “naturais” - adolescer, se tornar adulto, casar, envelhecer etc. - e os que as relações e a vida trazem.

 

Para cada turning point há histórias, mitos e contos de fada ensinando como lidar com suas passagens e desafios.

 

Toda vez que um conto de fada, livro, filme ou letra de música não sai do nosso coração,  pode estar dando alguma pista.

 

@conexoessutis

@historiasqueatuam

@manika_constelandocomafonte

 

#MitologiaeConstelaçãoFamiliar #scripts #turnpointwithnoreturn #turnpoint #pontodevirada #JornadaDoHeroi #JosephCampbell

 


Comentários