31) Os Desafios de Édipo em 2 Filmes

 


Os Desafios de Édipo em 2 Filmes

Mônica Clemente (Manika)

 

Em algumas Constelações Familiares, Bert Hellinger observou a dificuldade de alguns adultos de sair da esfera da mãe e ir para a esfera do pai.

 

 Tanto Doris Lessing em seu livro “As Avós”, que virou um filme chamado Adore (2013), como Louis Malle, em seu filme “O Sopro no Coração” (França, 1971)”, tratam desta temática complexa:

 

A relação mãe e filho prolongada além das necessidades da criança. E sem a presença do pai.

 

Os autores não tiveram a pretensão de julgar, criticar ou demonizar os desdobramentos do Complexo de Édipo. Tampouco queriam gerar polêmicas com suas obras, fugindo dos calabouços do certo ou do errado, embora elas tenham gerado muitas discussões quando vieram a público.

 

Eles, na verdade, nos convidam, corajosamente, a refletir sobre os possíveis desdobramentos de viver, além do tempo, no mundo paradisíaco da esfera materna.  Nas miragens de uma vida sem transição. Uma vez que todos, um dia, tiveram que se despedir desta fase, que com suas delícias pode nos engolir.


 

———

O nome do Filme baseado no livro “As Avós” é “Adore”. No Brasil o nome é “Amor sem Pecado” (2013). Com Naomi Watts  e Robin Wright. Dirigido por Anne Fontaine.





 

 

#ComplexoDeÉdipo #DorisLesseng #LouisMalle #OSoproNoCoração #AsAvós #Familienstellen #Esferadamãe #ConstelaçãoFamiliar

 

Comentários