Às vezes, a pessoa mais atacada ou desprezada da família não está sendo, realmente, vista. Porque todos concordaram em excluir o que ela veio incluir.
Cinema e Constelação Familiar
Mônica Clemente (Manika)
O tema da 1a Temporada da série “The Umbrella Academy”, Netflix, é o Bode Expiatório.
Em algumas famílias, um irmão não é compreendido por um dos pais, que faz toda família interpretá-lo erradamente, jogando nele a sombra familiar.
Este comportamento tem parentesco com um antigo ritual do Bode expiatório, quando o sacerdote transferia para a cabeça de um bode os pecados do seu povo, com a ideia de se livrar do que não conseguiam mudar.
Ritualisticamente, este ato libera a mente da população para novas soluções, mas pode ser usado aleatória e inconscientemente de diversas maneiras.
Atualmente, por exemplo, a pessoa mais sensível do clã - mãe, pai ou irmãos - pode receber a projeção do que não se quer encarar. É por isso que há parentes rotulados, erroneamente, de louco, imprestável, banana, esquisito. Alguém que parece não sair de um labirinto de erros.
Geralmente, ele é o causador de brigas e problemas ou receptáculo da culpa dos outros. Ou é apenas o diferente incompreendido: aquele que mostra o que tem sido excluído.
Se ele/a não é um manipulador, roubando a energia do grupo, tem a força para integrar o que a família ainda não consegue compreender e amar.
Se há alguém na família sistematicamente “apedrejado” (deboche é uma forma de desprezo), é bom parar um passo antes de todo julgamento e observar. Principalmente se o ódio for sem razão ou com razão inventada.
Ele/a tem a semente da solução familiar aguardada por gerações. Ou a semente da nossa salvação.
Quando ele/a desistir de ser o bode expiatório, todos os membros do clã terão de lidar com seu quinhão de responsabilidade. Porém, como o problema da humanidade é a preguiça, todos os envolvidos tentarão manter o parente excluído atado aos seus grilhões por meio de julgamentos, sabotagem dos seus esforços e invasões violentas em sua vida.
Sabe quando se fica no pé de um alcoólatra para ele parar de beber, lembrando-o, a cada minuto, do vicio que ele tenta vencer?
Ou quando alguém faz dieta e alguém patrulha: “você vai comer isso? Tá na sua dieta?”
Estas cápsulas de aprisionamento aparecem na série antes de uma grande virada. A mesma que podemos fazer: aceitando uma pessoa como ela é. E não como fizeram vê-la erradamente.
E incluindo o que foi excluído antes de causar um apocalipse. Na série, isso aparece na 3a temporada.
Mônica Clemente (Manika)
@manika_constelandocomafonte
_______
The Umbrella Academy, 2019, é uma série baseada nos quadrinhos, de mesmo nome, do compositor Gerard Way
Foi adaptado para Netflix por Steve Blackman e até agora tem 3 temporadas.
Elenco: Elliot Page, Aidan Gallagher, Tom Hopper
#bodeexpiatório #familienstellen #projeção #sombra #theumbrellaacademy #cinemaecontelaçãofamiliar #cinema #constelaçãofamiliar
Comentários
Postar um comentário