20) A Chegada e Dark: Sim e Não para a Vida



Se você soubesse de antemão sobre os acontecimentos de sua vida, como reagiria?

No filme “A Chegada” (2016) a reação é “sim, eu aceito”, na série Alemã Dark (Netflix - 2017-20) a resposta é “não, em hipótese nenhuma.”

O que cada resposta tem a dizer sobre nós mesmos? Em Dark, o entrelaçamento da vida e acontecimentos feitos de afetos, dor e tempo é conduzido pela filosofia, ciência e por pelo menos 4 mitos. Por isso, a série muito bem feita, nos prende até o último capítulo! Queremos sair do labirinto! 

Como disse Borges “Pensei num labirinto de labirintos, num sinuoso labirinto crescente que abarcasse o passado e o futuro e que envolvesse, de algum modo, os astros.” Em Dark, o presente, futuro e passado existem e as personagens querem alterá-los. Seus fracassos sucessivos, no entanto, os levam a mudar suas estratégias, sem mudar sua resposta inicial: “não! Não aceito não.”


Não é isso o que nos faz ficar atrás do próprio rabo, buscando milhares de explicações para o que houve ou o que queremos, sem dar um passo para fora do disco arranhado?

Em A Chegada, presente, passado e futuro desaparecem diante do sim, eu aceito! Baseado num conto premiado do cientista da computação Ted Chiang, que nas horas vagas é escritor, não usa as personagens para especulações teóricas. Jorge Luís Borges está na narrativa também, mas conversa com o tempo no ventre de um ser humano mortal até o espaço sideral. Lá, o tempo não é o inimigo, como em Dark, mas o presente dado. O “sim, eu aceito”, e por isso saio do passado, presente e futuro, está nas formas circulares e espiraladas da linguagem e nas menções às baleias no formato das naves e sons alienígenas. 

A personagem principal lutará contra o tempo imposto por quem tem medo do tempo que resta, para resolver uma questão na qual o seu próprio tempo e acontecimentos de sua vida são #dádivas, como ela descobre afinal. Tanto é que o nome do conto que deu origem ao filme é sinônimo do sim: “História da sua vida.”

#Arrivel #Dark #TedChiang #Tempo #FicçãoCientífica 

____________

O não em Dark tem uma razão, só razão, mas isso fica para outra publicação.


Comentários