38) Thelma e Louise e a liberdade sem chão

 

Muitas vezes, quando queremos fazer uma grande mudança em nossa vida, tateamos o chão, para ver se tem um caminho que nos leve à nova direção.

Quando não o encontramos, ficamos onde estamos e começamos a construir esse novo caminho, como quem cria pontes entre duas montanhas separadas por um abismo. Por exemplo, uma pessoa quer mudar seu trabalho. Primeiro ela estuda e se prepara para a nova profissão, antes de largar a antiga ocupação.

Às vezes, no entanto, é impossível construir a nova trilha para a mudança que queremos, porque não sabemos como.

Ou porque a sociedade não permite. Ou não temos recursos emocionais ou financeiros para tal empreitada.

Em todos estes casos, podemos buscar ajuda. Em uma Constelação Familiar, por exemplo, vislumbramos um possível caminho e damos um pequeno passo em sua direção.

Ainda assim, teremos que construir a nova estrada. Mas se o impedimento for brutal e não há ajuda, começamos a pensar em nos libertar para cima, porque não há chão.

Recentemente, por conta da pandemia, muitas mulheres, em um determinado país, sobrecarregadas por estarem cuidando da sua família e da família do esposo, escolheram a “liberdade” sem chão.

Que é se soltar do corpo físico, porque o seu entorno não lhes dava nem condições de dizerem “não” para a sobrecarga desumana que estavam vivendo.

É sobre isso que o Filme “Thelma e Louise” , de 1991, já falava. Precisamos, além de dar as mãos, construir pontes para fazermos as mudanças que nos levarão para uma vida mais feliz e livre.

Mônica Clemente (Manika)


_______
Thelma & Louise 1991

Roteiro: Callie Khouri (Vencedora do Oscar e Globo de ouro pelo seu roteiro, considerado um dos melhores roteiros de cinema até hoje).

Direção: Ridley Scott

Elenco: Susan Sarandon; Geena Davis; Harvey Keitel, Brad Pitt

#CinemaEConstelaçãoFamiliar #Cinema #Hellinger #constelaçãofamiliar #familienstellen #Liberdade #Mudança #Apoio

Comentários